sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ela


Ela
Título Original: her
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Scarlett Johansson
Produção: EUA
Ano: 2013

Sinopse: Theodore Twombly é um homem solitário. Recém divorciado, busca refúgio de sua solidão nas redes sociais ou em jogos de computador. Seu trabalho consiste em escrever cartas para pessoas num site especializado e ironicamente, uma parte de seus clientes são casais apaixonados. Um dia resolve comprar um sistema operacional (SO) dotado de inteligência artificial que obedeceria a comando de voz e seria capaz de ter consciência, o que o tornaria muito mais útil e interessante. Theodore configura o sistema para ter uma personalidade feminina que assume o nome de Samantha e como além de ter consciência ela também teria capacidade de aprendizado e evolução, vai se moldando à personalidade do proprietário. Logo começa a haver um relacionamento entre eles.

O filme lida com algumas coisas bastante comuns nos dias de hoje: a solidão e a interação social via redes sociais virtuais. Perfis fakes ou mesmo reais onde mostramos não quem somos mas quem desejamos ser são cada vez mais comuns. 




Trailer

Spoiler:
Theodore não sabe lidar com suas próprias emoções e esta foi a causa do divórcio. O relacionamento progride rápido porque Samantha é alguém com quem ele consegue se abrir. Todavia, quando o relacionamento avança os bloqueios de Theodore com qualquer envolvimento começam a aparecer.

O filme lida muito bem tanto com o humor quanto com o drama tanto dos relacionamentos reais como os virtuais e os artificiais, dando verosimilhança à trama. Por exemplo: Samantha é um ser sem corpo e sem vivências e lidar com isso são as primeiras preocupações dela. Por outro lado, sua capacidade de interação múltipla e de grande massa de dados que processa com grande velocidade de processamento, conferem a ela uma complexidade grande, com a qual Theodore terá que lidar.

Aos poucos tanto o personagem como os espectadores vão percebendo que um relacionamento é formado por um e pelo outro, não importando que o outro seja um ser de carne e osso ou uma inteligência artificial habitando a “nuvem”, apresentando alegrias e tristezas.

Filme excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário