sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ciranda da Solidão

Autor: Mário César
Editora: Balão Editorial
Ano: 2013
98 páginas

Sinopse: Quadrinhos com temática LGBT, que trata basicamente de relacionamentos, com problemas e alegrias. Problemas e alegrias que no fundo independem da orientação sexual: um rapaz extremamente tímido que tem vergonha do próprio corpo, encontros e desencontros entre várias pessoas, o amor à primeira vista, uma separação após um longo convívio em comum, e um velho com o mal de Alzheimer que não quer perder as lembranças do amor de sua vida.

O traço bem personalista de Mário César vem desde a capa nos contado de uma maneira às vezes poética, às vezes trágica, cinco histórias que, de maneira bastante inteligente, são sinalizadas na página de abertura por uma escova ou duas escovas de dentes:

O Clube das Pessoas Normais

Um rapaz vê a si mesmo como feio e desengonçado é pressionado pela mãe a ir à aula de natação. Isso para ele é uma tortura, visto que terá que mostrar seu corpo e expô-lo ao ridículo. Um amigo o ajuda a se ver com outros olhos.

Ciranda da Solidão

Numa história quase sem diálogos é contada o vai e vem de personagens e o entrelaçar de suas vidas, com seus encontros e desencontros, comportamentos e problemas compondo um mosaico multifacetado. Esta história é fechada com uma página que reúne várias escovas de dentes em seus suportes, resumindo com maestria as possibilidades de relacionamento retratadas neste e nos outros contos do livro.

À Primeira Vista

O título já mostra o que será retratado na história: um encontro casual, que leva a um relacionamento. O que importa aqui é maneira como é contado: o amor, sem que seus protagonistas percebam, é construído no dia a dia de cada um, até o encontro, aparentemente, casual.

Esperando a Cera Secar

Uma mulher repensa seu relacionamento com sua companheira e decide mudar tudo de forma radical. A limpeza da casa é tratada por ela como uma metáfora para sua mudança interior e na sua forma de encarar o relacionamento entre as duas.

A Escrita no Muro

Na minha opinião esta é a melhor história de Ciranda da Solidão. Um velho com mal de Alzheimer tenta a todo o custo segurar suas lembranças daquele que foi o amor de sua vida, um rapaz que o levou a uma mudança radical em seu ponto de vista, transmutando uma vida amarga em uma vida plena.

Nerdshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário