segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ragnarök – O Crepúsculo dos Deuses


Ragnarök – O Crepúsculo dos Deuses
Um Introdução à Mitologia Nórdica
Autor: Mirella Faur
Editora: Cultrix
Ano: 2010
432 páginas

Sinopse: A mitologia nórdica hoje em dia está mais presente por causa das HQ que envolvem Thor, do game Ragnarök e da prática da leitura de Runas, mas estas manifestações são uma releitura moderna das atingas tradições. As origens da mitologia nórdica estão na pré história, juntando lendas e tradições xamânicas dos chamados povos do Norte. Infelizmente há poucos registros históricos e a tradição oral, devido à absorção pelo cristianismo e a proibição das antigas práticas com perseguição a seus praticantes, foi deturpada, transformando-se em lendas folclóricas e contos de fadas, ou simplesmente esquecida. A proposta da autora foi reunir e sistematizar as várias fontes, centralizando-se no mito mais documentado, que é o Ragnarök, ou o Crepúsculo dos Deuses.

Ragnarök seria o equivalente a o Fim do Mundo, um mito compartilhado por diversas crenças, inclusive o cristianismo (que vive procurando datas para alarmar os fieis) e seria uma batalha entre todos os deuses, gigantes e outros seres mitológicos. No final da batalha há uma renovação do panteão, já que vários deuses morrem no processo e serão substituídos. E nós pobres mortais, temos o azar de estar em dos campos de batalha desta guerra, mas seremos beneficiados com a reconstrução do Universo.

Segundo a autora, os mitos dos povos nórdicos “são permeados pela profunda compreensão e resignada aceitação dos desígnios do destino, da transitoriedade da vida e da inexorabilidade da morte, às cujas leis eram submetidos todos os seres vivos e os próprios deuses.”

A mitologia nórdica é fruto das condições extremas em que viviam estes povos, com invernos rigorosos e verões muito curtos. Dá pra entender por que os inimigos dos Deuses eram os Gigantes de Gelo. Os Deuses não são perfeitos, Thor é fanfarrão e imprudente, Odin é vingativo e mulherengo, Loki é bastante ambíguo, já que ora é fundamental na resolução de um conflito a favor dos deuses, ora é justamente a causa do problema.

A autora discorre sobre o assunto descrevendo desde os povos nórdicos e suas origens, passando pela cosmogonia, pelo panteão, explicando o princípio masculino e o princípio feminino e indo até o calendário das suas celebrações.

O texto é agradável de se ler até nas partes “enciclopédicas”, onde são descritos um a um os deuses e outros seres.

Uma obra fundamental para quem quer se aprofundar nesta mitologia, ou simplesmente buscar inspiração para escrever.

Nerd Shop

Ragnarök – O Crepúsculo dos DeusesMirella Faur. Editora Cultrix.


Um comentário: