sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Territórios Invisíveis


Autora: Nikelen Witter
Editora: Estronho, selo Fantas
Ano: 2012
368 páginas

Sinopse: Há 110 anos no passado um grupo de pessoas se reuniu para fazer algo que era necessário, mas extremamente perigoso. O resultado de suas ações está encerrado numa caixa, que devem esconder a todo custo. Julgaram, que ao colocá-la em um local inacessível, que seu segredo estaria à salvo. Porém, no que seria para eles o futuro, ao serem feitas escavações no local, a cobiça pelo objeto que ocultam surge. O que estaria contido nesta caixa misteriosa? Por que alguém seria capaz de matar para possuí-la? Cinco pré-adolescentes, Ariadne, Hector, Leonardo, Neco e Camila, envolvem-se numa trama muito maior do que julgam poder suportar, quando o sequestro de uma criança os coloca no centro da ação.
Nikelen Witter conjuga nesta história elementos de aventuras e alguns mitos de várias culturas, mas com destaque para a cultura brasileira, sem se esquecer que tanto seus personagens quanto seus leitores são urbanos. 
A autora também sabe construir um ambiente mágico muito original, sem se prender a uma mitologia específica, nem a estereótipos comuns em histórias deste tipo e evitando também figuras obvias, já gastas, que não precisam ser relembradas (a mitologia brasileira e a universal são muito ricas).
O enredo é bem construído, conseguindo colocar um clima de mistério, uma boa quantidade de aventura e levando a trama para um desfecho tenso e surpreendente.
Estão em jogo várias emoções comuns a jovens pré adolescentes, na faixa etária em torno dos doze anos. Rivalidade entre irmãos, tomada de decisões que muitas vezes não se sentem capazes de tomar, dúvidas sobre a própria capacidade de fazer, ou às vezes não fazer, determinadas ações.
Ao longo da história cada um deles vai descobrir habilidades que sempre tiveram, mas estavam ocultas por simplesmente não terem sido despertas pela necessidade: determinação ante um objetivo, solidariedade, capacidade de liderar, coragem e esperteza, entre outras.
E o final, mesmo sendo uma história de fantasia, é bem realista, no sentido em que, mesmo resolvendo o desafio e alcançado o objetivo proposto, a vida em si continua sendo o que é: um conjunto de escolhas que fazemos o tempo todo, sem garantias de resultados.
Uma história para o público jovem, muito bem construída, mas que não decepciona adultos.
Nerd Shop: 
Territórios Invisíveis. Editora Estronho. Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário