sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Valis - um genial delírio de Philip Dick


Valis
Título orignal (inglês): Valis
Tradução: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Ano: 2007
302 páginas

Sinopse: Horselover Fat (na realidade um alter ego de Philip Dick) tem uma experiência mística que o faz acreditar ter encontrado Deus. Durante um tempo curto, ele sente estar estar vivendo simultaneamente em duas épocas, uma nos anos 70 (tempo presente da história) e outra na época de Cristo. Quando esta sensação some, Horselover passa a procurar revivenciá-la desesperadamente. Uma amiga sua se mata e isso é a gota d'água pra ele sofrer um surto e ser internado. Ao ter alta, decide ir em busca do Salvador. Nesta busca encontra Valis, um (im)provável artefato no espaço, que acredita ser responsável pela sua visão.

Este livro descreve de forma romanceada uma experiencia do próprio Dick (descrita em uma excelente HQde Robert Crumb).

O autor alterna a narração colocando-se como sendo ele Horselover Fat outras como um amigo dele, que o acompanha e tem uma postura menos alucinada (embora não descartando a hipótese de ser verdadeira a experiência). Muitas vezes o os dois dialogam entre si e até tem uma interação diferenciada com os amigos em comum, como se realmente fossem duas pessoas (algumas vezes o leitor que se envolve com a trama acha que são mesmo).

Os amigos que o acompanham na maior parte do tempo são Kevin e David, que representam duas posturas opostas em relação à religião. Kevin é cético, por ver que o mundo é absurdo, e David, católico praticante, de postura bastante dogmática.

Boa parte do livro concentra-se na discussão travada por Horselover com seus amigos (Dick entre eles) e eventualmente com outros personagens. Este discussão é pontuada por dados extraídos de uma exegese “escrita” por Fat (essa exegese realmente existe. São cerca de 8.000 laudas, e nunca publicadas em sua integra).

Percorrendo-se aproximadamente dois terços do livro, encontramos Valis. Inicialmente como um filme feito por um rock star apelidado de Mamãe Ganso, depois como um artefato (que pode ou não ser uma nave alienígena).

Dick define Valis, com um verbete de dicionário, logo na abertura do romance:

Uma perturbação no campo da realidade no qual um vórtice negencentrópico autominotorador espontâneo é formado, tendo progressivamente a subsumir e incorporar seu ambiente em combinações e informações”.

A editora Aleph coloca na quarta capa que é um “romance policial teológico” e de certa forma é isso mesmo, já que contém perguntas que o personagem principal está investigando para alcançar a verdade.

Como sempre, o que Dick vai discutir é a natureza da “realidade”, a eterna questão “nada é o que parece ser”.

Este livro é importante poar algumas razões. A principal é que revela muito da personalidade de Philip K. Dick, que não se importa de mostrar seu lado mentalmente doentio (representado por Horselover). Uma leitura imperdível para os fãs do autor. A outra é pelas influências que exerceu, sobretuudo em Matrix.

Fechando o livro, há um apêndice com uma sequencia de trechos da exegese de Horselover Fat, reunidos em ordem numérica

Nerd Shop

Em português:
Valis, Philip K. Dick, Editora Aleph. Clique aqui.

Em inglês:
Valis, Phlip K. Dick, Editora Orion Publishing. Clique aqui.
Valis, Phlip K. Dick, Editora Vintage Books. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário