quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Adorável Noite - Um divertido livro de terror


Autor: Adriano Siqueira
Editora: Estronho
Ano: 2011
148 páginas

Sinopse: Coletânea com 66 contos de terror, a maioria sobre vampiros.

Adriano Siqueira é muito conhecido entre escritores, fãs e editores do gênero fantástico, por sua presença amigável e constante na maioria dos eventos e pelo seu esforço pessoal na divulgação do gênero, fotografando, entrevistando autores e publicando textos no seu fanzine Adorável Noite.

Quando ele me contou que lançaria um livro fiquei contente e na expectativa. Conhecia o seu texto dos fanzines e da sua página na internet, mas o livro impresso é sempre diferente.

E a primeira coisa que se nota no livro é que Adriano Siqueira escreve para internet. Seus contos são curtos e vapt-vupt, sem rodeios. A maioria dos textos tem uma dose de humor e alguma surpresa ao leitor. E percebemos que ele se divertiu muito ao fazê-lo. A sensação que se tem é que Adriano Siqueira é um moleque escondido atrás do sofá, esperando alguém abrir a porta para dar-lhe um susto.  E com certeza, quem dá o susto se diverte mais do que quem leva.

Adriano quer ir logo ao que interessa e, a partir de uma boa ideia, já coloca o leitor no centro da ação e logo faz o desfecho. Isso funciona muito bem na internet, mas perde um pouco do glamour quando lemos o livro impresso, um conto após o outro. É o mesmo que ler uma coletânea de tirinhas de quadrinhos. Com o tempo começamos a antecipar a piada (e no caso de Adriano, o susto).

As idéias que norteiam os contos são muito boas. Tão boas que muitas vezes temos a sensação de que faltou algo, pois mereciam um desenvolvimento um pouco maior.

Outra coisa que se nota em alguns contos é a não preocupação com a consistência lógica que às vezes nos faz voltar o parágrafo para ver se entendemos direito. Por exemplo, pessoas comuns aceitam a existência dos vampiros sem questionar. Ou, como ocorre num dos contos (Os Visitantes): a personagem corre incontinenti (“Denise não pensou duas vezes”), mas tem tempo de desenvolver um dialogo relativamente longo com a outra vítima.

Isso muda um pouco na sequencia de contos que mostra um relacionamento complicado entre o vampiro Andário e a fada Alami. Nestes textos, há uma preocupação em dar profundidade aos dois personagens e considero os melhores da coletânea.

Nos contos de terror fora da temática vampiro, o melhor deles é “O Fotografo”, onde Adriano coloca o terror no ambiente virtual de maneira bastante inteligente.

No todo é um livro bom, mesmo com as ressalvas que coloquei. Para evitar o efeito “eu já sei o que vai acontecer”, recomendo intercalar a leitura do livro com outro ou dar um tempo entre um conto e outro

Um destaque especial para a capa que lembra muito as revistas antigas de terror.


5 comentários:

  1. caraca!!! o adorável noite no pai nerd!! uhuuuu!! Valeu álvaro!! obrigado sempre! \o/

    ResponderExcluir
  2. Alvaro, gostei...fiquei com muita vontade de ler e conhecer o trabalho do Adriano Siqueira...Até parece que vc escreveu estes comentários para mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. o Adriano tem um jeito especial de escrever seus contos, eu me sinto honrada de ter esse moço como meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. O Adriano devia receber uma plaquinha de patrimônio da vampiridade brazuca. Ele é o mais autêntico de todos os nosssos vampirófilos, e seus contos têm um sabor próprio, pessoal e intransferível.
    Longa [morte-]vida ao Lord Dri, primeiro e único!!!

    ResponderExcluir