segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As Três Velhas



As Três Velhas
Teatro
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli,
Pascoal da Conceição e Marco Luz
Espaço Cultural Banco do Brasil
De 20/08/2010 a 31/10/2010


Sinopse: Duas irmãs gêmeas, de avançada idade, e sua criada, igualmente velha, discutem seus sonhos e angústias a partir de uma festa em que só uma delas poderá ir.

Uma das coisas que me motivou a assistir esta peça é seu autor, Alejandro Jodorowsky. Eu o conheci a partir de suas HQs (Incal), seus filmes e seus livros semi-autobiográficos (Psicomagia e Dança da Realidade).

Além disso, ele é um artista de muitas outras faces. Poeta, teatrólogo e tarólogo. A peça surgiu como uma oportunidade única de conhecer seu trabalho como teatrólogo, já que ele quase não é encenado no Brasil. 

O teatro de Jodorowsky é definido, por ele mesmo e pelo teatrólogo espanhol Fernando Arrabal, como “teatro pânico”, sendo aqui “pânico” entendido como relacionado ao deus grego, Pã, que comanda o caos. No teatro pânico não há uma única definição estética ou de gênero, mas a absorção (de certa forma até “antropofágica”, no sentido dado por Oswald de Andrade) de todas elas. Todavia, pode-se enxergar um propósito: mexer com o consciente e o inconsciente do público, trazendo a tona sentimentos e sensações ocultas. Durante a peça a alternância entre humor e drama desconcerta o público, quebrando algumas barreiras internas, conceituais e morais.

O humor muitas vezes nos faz rir de algo que nos incomoda e se dito de outra maneira nos faria sofrer. Rimos na peça das nossas angustias íntimas e ao mesmo tempo universais. Quem nunca sentiu medo de envelhecer? Ou viveu algum momento em que que não havia nenhuma perspectiva.

No caso da peça As Três Velhas, são discutidos: a falta de perspectiva de vida, a decadência provocada pela velhice, a proximidade da morte, a ausência de esperança disfarçada por sonhos irrealizáveis, incesto e abnegação extrema. O vai e vem de emoções nos acompanha até o final que realmente surpreende.

O teatro pânico proposto por Jodorowsky, muitas vezes beira o grotesco, exigindo muito dos atores. O texto de As Três Velhas é um desafio para a interpretação, que foi vencido com louvor pelo elenco, tanto nos momentos dramáticos como nos momentos carregados de humor. A atuação foi soberba.

Recomendo fortemente.



Reportagem em 20/08/2010, no programa Metropolis, 
da TV Cultura, com Maria Alice Vergueiro

Serviço:
As Três Velhas
de Alejandro Jororowsky
Direção: Maria Alice Vergueiro
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli, Pascoal da Conceição e Marco Luz
Espaço Cultural Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado, 112
Centro (Proximo a estação Sé do Metrô)
São Paulo - SP
De 20/08/2010 a 31/10/2010


Maiores informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário