quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Título: O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Origem: França, Canadá, EUA, Reino Unido
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam e Charles McKeown
Elenco: Heath Ledger, Johnny Depp, Christopher Plummer, Colin Farrell, Jude Law
Ano de Produção: 2009
Duração: 122 min

Sinopse: Dr Parnassus oferece um espetáculo mambembe a um público cada vez mais raro e indiferente. Neste espetáculo, o espectador é convidado a entrar num labirinto de espelhos e mergulhar num mundo imaginário. O participante na realidade entra num mundo onde em um determinado momento deverá fazer uma escolha, normalmente entre um prazer e a glória do paraíso. Tudo isto é fruto de um jogo sem fim entre o Dr. Parnassus e o Diabo no qual sempre há uma aposta envolvendo um número de almas que devem escolher um ou outro lado. O jogo ganha contornos dramáticos pois o aniversário de 16 anos de Valentine, sua filha, se aproxima e neste dia fatídico, o Diabo cobrará o prêmio de um jogo perdido por Parnassus.

Trailler


Atenção: contém spoilers!

Quando tudo parece perdido, surge Tony, encontrado meio morto, enforcado debaixo de uma ponte. Com amnesia, incorpora-se a troupe e convence Parnasssus a renovar o espetáculo. Isso faz com que o publico sempre crescente participe cada vez mais, e, para desepero do Diabo, seduzido por Tony a fazer a escolha certa.

Porém o passado de Tony vem a tona e ele se vê obrigado a se lançar no mundo imaginário para fugir de seus perseguidores. A partir deste momento há uma luta entre Tony, o Diabo, Parnassus e Anton (um dos membros da troupe) por Valentine, cada um seguindo sua próprias motivações. Neste processo Tony vai sendo transformado e sua verdadeira face é revelada.

Na transformação de Tony reside o tour de force do filme. Heath Ledger morreu quando tinha gravado cerca de apenas um terço de todas as cenas do seu papel (Tony), levando Terry Gilliam, diretor do filme, julgar que seu empreendimento teria ido por água abaixo. Porém, graças a Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law, que interpretaram as cenas restantes de Tony, o uso de máscaras e de CGI, o filme foi salvo. Isso foi possível devido à atmosfera fantástica do filme e das transformações de caráter de Tony que se tornaram então físicas, por meio de um recurso semelhante ao usado e abusado no clipe Black or White de Michael Jackson, feito de uma maneira muito sutil e bem amarrada à trama. A impressão é de que se filme tivesse sido pensado antes desta maneira, não teria ficado tão bom!

Isso já valeria a ida ao cinema, porém o filme tem muito mais do que isso. Terry Gillam concebe uma excelente alegoria dramática sobre a fragilidade das escolhas humanas e sobre a magia de contar histórias, pois segundo o Dr. Parnassus, é isto que sustenta a existência do universo.

Ainda há a boa construção do ambiente surreal do mundo imaginário para onde os personagens são deslocados. E o jogo de sedução que Tony faz para retirar as vítimas das garras do Diabo é bastante divertido e inteligente.


Leia também a crítica do Cine Dude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário