segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mentes Perigosas

Ficha Técnica

Título: Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado
Autor: Ana Beatriz Barbosa da Silva
Editora: Fontanar
Ano: 2008
218 páginas

Sinopse: Uma moça aparentemente normal, que tinha tudo, mata os pais e logo em seguida vai ao motel com o namorado. Um motoboy atrai mulheres as estupra e mata. Dois rapazes compram armas, vão à escola e matam sistematicamente qualquer um que encontram no prédio. Um pai joga a filha pela janela.Todos esses casos tem um comum um tipo de personalidade: o psicopata.


Ana Beatriz, com um bom embasamento científico e profissional, discorre sobre este tipo de personalidade, usando uma linguagem acessível, analisando a partir do conceito de consciência e caracteriza muito bem esta personalidade antissocial.

A intenção da autora é dar ao leigo uma forma de compreender e lidar com pessoas com este perfil. Parece paranoico? Segundo a autora, apenas 3% dos homens e 1% das mulheres o são. Topar com um psicopata numa cidade muito pequena é pouco provável, mas numa metrópole como São Paulo, 3% da população é um número bem significativo.

O que torna uma pessoa psicopata? Segundo a autora, é a incapacidade de sentir emoções. O psicopata apenas reage ao ambiente pela lógica fria do imediatismo, removendo qualquer obstáculo que se interponha entre ele e seu objeto de desejo.

O homicídio, como os descritos na sinopse, são casos extremos, mas o psicopata pode cometer outros delitos. Os mais comuns são enganar, furtar e agredir. Há o caso em que não há o delito perfeitamente desenhado, mas a manipulação das pessoas de seu relacionamento próximo, como amigos, colegas de trabalho e cônjuges.

A autora cita muitos exemplos para ilustrar cada uma de suas afirmações. Esses exemplos são tirados de sua experiencia clínica, da literatura especializada e de notícias de jornais.

Sem pretender esgotar o assunto nem fornecer uma panaceia universal, a autora em cada capítulo forma pouco a pouco um quadro claro do distúrbio e finaliza com um alerta, pois, segundo ela, a sociedade em que vivemos atualmente favorece a ação dos psicopatas. De um lado tem o individualismo egocêntrico como um valor, de outro, na busca pela justiça social, tende a ser demasiadamente flexível com indivíduos continuamente transgressores.

Notas Nerd:

Uma das razões desta resenha é que os psicopatas geralmente são os principais vilões (e, às vezes, alguns heróis) das tramas do cinema, literatura e quadrinhos. Um bom mau exemplo, é o Coringa, de Batman – O Cavaleiro das Trevas. As ações que executa são apenas meios que ele tem de obter um diversão e ele é totalmente insensível ao sofrimento alheio. Outra característica é que ele posa de vítima contando uma história triste sobre sua cicatriz, porém essa história é diferente cada vez que é contada, revelando uma forma de manipular quem o ouve.



Coringa - Psicopata por excelência

O contraexemplo, por incrível que pareça, é Darth Vader. Apesar de suas ações serem extremamente maléficas, às vezes suplantando as do próprio Coringa (Darth Vader destrói um planeta inteiro de uma tacada só), ele na realidade se esconde atrás de uma carapaça (um bom simbolismo de sua armadura!) alguém que sente e sofre, sendo passível de redenção (o que ocorre no final de O Retorno do Jedi). Quem é o psicopata é quem manipula Anakin Skywalker: o Imperador.

Já a série MPD-Pyscho, mangá de Eiji Otsuka, leva às últimas consequências a questão onde tanto o provável herói Kazuhiro Amamiya, os vilões e até algumas das vítimas são psicopatas. O autor vai além, colocando também o Distúrbio da Personalidade Dissociativa ou, na classificação antiga, o Distúrbio da Multipla Personalidade (em inglês Multiple Personality Disturby ou Disorder, o real significado da sigla MPD do mangá) como um dos elementos da série.



Assim sendo, o livro Mentes Perigosas pode ser lido também como uma fonte de referência para o conhecimento dos personagens de ficção.
Todavia a realidade pode ser muito mais estranha.

Cuidado para não ficar desconfiado de seu vizinho...

Nerdshop:
Mentes Perigosas, de Ana Beatriz barbosa da Silva (Fontanar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário